AIDS: tempo de contaminação com HIV até a positivação nos exames

Publicado em 31/10/09 às 10:29

Acredito essa ser a Duvida de muitos dos brasileiros, principalmente dos que se aventuram em tranzar sem camisinha. Que é o tempo entre a contaminação até a positivação nos teste de laboratórios ou exames de sangue????

Primeiro o Teste não detecta o vírus em si mesmo, mas a presença de anticorpos contra o mesmo. Anticorpos são proteínas para combater infecciosos invasores específicos. Uma vez que o HIV, vírus, entra no organismo ele é capturado por células de defesa onde o mesmo tem sua estrutura analisada. A partir de então passa a ser produzidas quantidades de anticorpos que são especificas para o vírus. As células de defesas atacam tudo que é estranho ao nosso organismo. Os anticorpos são mais específicos e sendo assim atacam somente aquele invasor. Ex: um anticorpo contra HIV é inofensivo contra outras infecções como gripe e outras.

Quando entramos em contato com algum virus pela primeira vez o organismo humano leva um certo tempo até produzir anticorpos específicos. Ao contrario de quando o corpo já conhece o organismo estranho, imediatamente os defensores da invasão anterior são chamados e atacam sem demora o Vírus já não mais estranho.

"Portanto, no caso do HIV, o que procuramos é a presença ou não de anticorpo especifico, pesquisa que tem o nome de sorologia. Esta tem uma acuracia superior a 99%, um teste positivo é feito, repetido pelo menus mais duas vezes. Isso praticamente elimina a possibilidade de erro e quando estes ocorrem são mais por erro humano e não dos exames. O Diário do Povo"


Os teste conseguem detectar a presença de anticorpos até 6 semanas após a exposição ao vírus. Para se ter certeza da positivação, os testes devem ser repetidos de 12 a 24 semanas quando o primeiro deu positivo. Os especialistas nesse assunto dizem que não adianta fazer testes antes do período que é chamado de Janela Imunológica.

Imagina que você tem uma situação de risco tipo, TRANZO SEM PREVENÇÃO, SEM CAMISINHA, e resolve fazer exames para HIV dois dias ou duas semanas depois, e veio positivo o exame: então você já tinha o vírus de muito tempo antes e talvez tenha até contaminado pessoas com o ato irresponsável, como esposa, namorada ou mesmo um sexo eventual na balada.


Isso é possível ser afirmado porque em duas dias ou três semanas depois do ato de risco o corpo não produzio ainda anticorpos contra o HIV, se eles existem é porque já esta com mais de 6 semanas no mínimo que você contrario o vírus.

Palavra Dr Pedro Saraiva Pinheiro: " A uns três anos eu atendi um paciente que veio solicitar teste de sorologia para o HIV, segundo ele porque havia sido atacado por um drogado com uma agulha, o suposto ataque havia ocorrido a dois ou três dias e ele estava assustado com medo de ter contraído o Vírus HIV. Realizada a sorologia deu positiva. Obviamente não foi o ataque do drogado, se é que ele aconteceu, que o contaminou. Na verdade o doente já imaginava esta com o vírus e queria arrumar uma desculpa para contar para a Esposa sem ter que contar ou expor seus casos extra-conjugais. Vale lembrar que um exame negativo para HIV reflete os estado do paciente a pelo menus seis semanas, se o seu parceiro(a) apresentar um exame negativo mais tiver tido relações não protegida nas ultimas semanas, este teste de nada vale...."


Toda relação sexual deve ser feita com preservativo. Mesmo para pessoas casadas. Isso pode parece exagero, mas a quantidade de mulheres casadas que contraíram o vírus do marido é imensa. Na verdade é esse o grupo que mais cresce entre os infectados. É triste, mas é a realidade. São palavras do mesmo Dr citado acima.

A verdade é que as pessoas, homens e mulheres, devem repensar mais sobre suas vidas e sobre seus relacionamentos, sobre filhos e família. Quanto vale uma vida para você? Uma noite de sexo, uma "trepada apenas"!!! É melhor repensar sua vida, suas ações, repensar sua responsabilidade. Seja você homem ou mulher-já que estas ultimas estão se igualando ao homem até nisso-, é melhor valorizar as coisa boas da vida, os detalhes que nos enriquecem, os detalhes que nos fazem felizes. Mulher, filhos, amigos, parentes, a vida do próximo, em fim, observe o espetaculo da vida e com certeza você será mais responsável.....(As palavras seguintes são suas)

Por Francisco Lima
Para O Melhor do Piauí




Edição: Redação

Comente pelo Facebook

 
© Copyright 2009/2013 - O Melhor Do Piauí - Conteúdo é aquí! Todos os direitos reservados.
Entrar